Doenças na Endocrinologia
Clique para saber mais
É um grupo de doenças que tem em comum o aumento da glicose sanguínea. Na ausência de tratamento, complicações cardiovasculares, alteração da função renal, catarata e risco de necrose e amputação de extremidades poderão acontecer.
A SOP, ou Síndrome dos Ovários Policísticos, é uma consequência de uma disfunção ovariana, cujas as principais manifestações são decorrentes de uma produção aumentada de andrógenos pelo ovário e estão relacionadas com redução da sensiblidade à insulina.
A obesidade representa um risco para a saúde. É necessário um acompanhamento adequado com especialista para prevenir doenças cardiovasculares e ortopédicas.
O excesso de pêlos na face de uma mulher e acne podem estar relacionadas com aumento de hormônios masculinos. Uma avaliação adequada pode esclarecer o diagnóstico e permitir tratamento adequado.
Tireóide é o nome de uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço. Ela produz os hormônios tireoideanos que agem no metabolismo do nosso corpo. Quando existe deficiência na produção desses hormônios estamos diante do hipotireoidismo. Quando ocorre excesso de produção desses hormônios estamos frente à um quadro conhecido como hipertireoidismo.
A osteoporose é uma doença caracterizada por aumento da fragilidade do osso e deve ser previnida e tratata para evitar que aconteçam fraturas.